sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

DIREITO DA UFMA É UM DOS MELHORES DO PAÍS

O curso de Direito, um dos mais antigos da Universidade Federal do Maranhão, vem destacando-se ao longo de seus 94 anos de existência como um dos melhores cursos de Direito do Brasil.

Unindo a persistência de capacitados professores e alunos, o curso recebera a nota 5 (cinco) no ENADE, nota máxima na escala do exame.

No último ENADE, que avaliara o desempenho das instituições de ensino superior no triênio 2007, 2008 e 2009, apenas 5% das instituições avaliadas receberam a nota máxima, e o curso de Direito da UFMA, além dos cursos de Letras, Pedagogia, Biologia e Ciências da Computação, inclui-se nesse seleto número.

Além disso, cursar Direito na UFMA é indicação da própria Ordem dos Advogados do Brasil, que dera ao Direito da Federal do Maranhão o selo OAB indica.

A competência dos professores e o desejo de crescimento profissional dos estudantes são apenas alguns dos fatores que contribuíram para a valorização do Direito UFMA.

O curso valoriza na essência o tripé de sustentação da universidade, garantindo não apenas o ensino em sala de aula, mas propiciando atividades de extensão e desenvolvendo a pesquisa nos mais diversos âmbitos do Direito.

Núcleos de estudo e pesquisa como o PET (Programa de Educação Tutorial), NEDC (Núcleo de Estudo em Direito Constitucional), NPC (Núcleo de Direito Processual Contemporâneo), entre outros, garantem aos discentes oportunidades de um aprendizado em áreas específicas, numa ampla valorização de um curso que ensine além da Legislação e da jurisprudência, na busca de respostas às questões mais importantes à sociedade.

Destaque-se, como exemplo, o projeto Mediação/Conciliação, desenvolvido pelo Núcleo de Direito Processual Civil-NPC em parceria com a comunidade Itaqui-Bacanga, que visa a solução dos conflitos de forma célere e eficaz, evitando a demora de um processo judicial e, definitivamente, realizando na prática o objetivo real do Direito, a resolução dos conflitos sociais.

Recentemente, o curso de Direito institui 3 especializações que iniciarão suas turmas a partir do mês de março, nas seguintes áreas: Direito Processual Civil, Direito Processual do Trabalho e Direito Constitucional.
É imperioso destacar que a revitalização do curso de Direito tem recebido apoio incondicional da Administração Superior da Universidade Federal do Maranhão, notadamente, do Reitor Professor Doutor Natalino Salgado, que não tem poupado esforços em reestruturar o curso e projetá-lo entre os melhores da Federação.

Assim, tornando-se exemplo de qualidade para outras instituições, desenvolvendo o ensino, a pesquisa e agindo de forma a refletir na sociedade os conhecimentos apreendidos, é que o curso de Direito da UFMA se destaca, atingindo níveis elevados na produção e disseminação do conhecimento e ensinando para a vida.

Jornal Pequeno

0 comments:

Postar um comentário