domingo, 30 de janeiro de 2011

UM COMPUTADOR DE 2.100 ANOS

Você sabia que computador científico Antikythera Mechanism é o mais antigo do mundo e foi criado há 2.100 anos na Grécia (100 aC)? Pois bem, um exemplar dessa maravilha foi resgatado de um navio que naufragou em 1901. Veja o vídeo de sucesso no YouTube que, postado no dia 9 de dezembro de 2010, já tem mais de 1,5 milhão de exibições. Acesse pelo endereço  clicando aqui  para ver esta notícia incrível.

Se você gosta de tecnologia, siga minhas dicas a partir de hoje. Elas poderão mudar seu futuro profissional no tocante às melhores fontes de informação.

Quer saber como? Periodicamente vou divulgar sites muito especiais para você visitar. Vamos começar pelo site www.slashdot.org – um dos mais especializados em tecnologia da informação, comunicações e eletrônica em geral e considerado uma das maravilhas de colaboração mundial. Acesse pelo endereço geral e se inscreva para receber sua newsletter diária. E veja o vídeo do computador mais antigo do mundo e os que indico a seguir.

Golden Gate eletrônica
Entre muitas outras histórias interessantes que estão nesse site (localize no cardápio: stories), selecionei esta. A famosa ponte Golden Gate de São Francisco vai eliminar as cabine coletoras de  moedas do pedágio, substituindo-as a partir de 2012 por sistemas totalmente eletrônicos. Com isso, a administração municipal vai cortar 34 empregos e economizar  US$ 19,2 milhões ao longo dos primeiros oito anos. A ponte de Sydney, na Austrália, já tem pedágio totalmente eletrônico há alguns anos.

Fibra 100 vezes mais rápida
Outra história sensacional: você já pensou em aumentar a velocidade máxima de transmissão de um sistema de fibra óptica em 100 vezes sua velocidade atual? Pois é. Uma pesquisa acadêmica acaba de desenvolver esse sistema de transmissão para recém-reconstruído Centro de Pesquisa Optoeletrônica (ORC), da Universidade de Southampton. O informante, Mark.Juk, que enviou a notícia para o site slashdot, pergunta: “Que vamos fazer com uma velocidade 100 vezes superior à de nossas redes”.
Aqui entre nós, eu saberia dizer o que fazer.

A princesa em holograma
Holografia em 3D verdadeira, em tempo real, não só é possível mas demonstrável, como provou o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), que recriou a famosa cena da Princesa Leia original do filme Star Wars, mas com uma alimentação de vídeo. E mais: usando um dispositivo Kinect como alimentador da demonstração. Isso é muito mais do que a simulação 3D que vemos no cinema, com telas planas. É 3D de verdade. Você pode dar a volta em torno da princesa.

Censurando a web, em vão
Como se sabe, o governo ditatorial de Mubarak, do Egito, censurou a internet e os celulares para impedir a comunicação entre rebeldes e opositores com o resto do mundo. Parece não ter adiantado muito. As pessoas acabaram buscando caminhos alternativos. O mais curioso é que a China mandou censurar a palavra Egito em todas as mensagens do Twiteer chinês (um serviço similar ao Tweeter). Todos regimes autoritários se parecem.

Segurança na Empresa
Eu não perderei este evento virtual. Você também não deve perdê-lo. Refiro-me à Conferência Virtual sobre Segurança na Empresa, que será realizada no dia 23 de fevereiro. Você saberá os cuidados de Segurança na Nuvem, Administração de Identidade e Acesso, Como prevenir a Perda de Dados, Chats ao Vivo. (Para esse evento, o endereço específico é: http://p.sf.net/sfu/vts-promo-sdnews)

Estadão do blog de Ethevaldo Siqueira

0 comments:

Postar um comentário